668 Rejeição : Chave de Acesso de CT-e duplicada

Entenda a causa e como resolver a rejeição 668: Chave de Acesso de CT-e duplicada

Causa:

A Rejeição 668 ocorre quando, ao emitir um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), é informada uma chave de acesso de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) duplicada no Grupo de Documentos Fiscais vinculados ao manifesto. Isso significa que a mesma chave de acesso de um CT-e foi inserida mais de uma vez no documento, o que não é permitido pela SEFAZ. Cada CT-e vinculado ao MDF-e deve ter uma chave de acesso única, sem repetição.

Exemplo Hipotético:

Vamos supor que a empresa "Transportes ABC Ltda." está emitindo um MDF-e para um transporte de mercadorias iniciado no Rio Grande do Sul com destino a Santa Catarina, com o descarregamento previsto no município de Balneário Camboriú. Durante o preenchimento dos dados no Sistema ERP, por um erro humano ou de sistema, a chave de acesso do CT-e foi informada duas vezes no grupo de documentos fiscais vinculados ao MDF-e.

No XML do MDF-e, essa situação seria representada da seguinte forma:

<infDoc>
    <infMunDescarga>
        <cMunDescarga>4202008</cMunDescarga>
        <xMunDescarga>Balneário Camboriú</xMunDescarga>
        
        <!-- Chave de Acesso do CT-e -->
        <infCTe>
            <chCTe>50131299999999000191570000004806841263437700</chCTe>
        </infCTe>
        
        <!-- Chave de Acesso do CT-e em duplicidade -->
        <infCTe>
            <chCTe>50131299999999000191570000004806841263437700</chCTe>
        </infCTe>
    </infMunDescarga>
</infDoc>

Ao tentar enviar este MDF-e para autorização, a SEFAZ irá detectar a duplicidade da chave de acesso do CT-e e rejeitar o documento com o código 668, indicando que a chave de acesso foi informada mais de uma vez.

Como Resolver:

Para resolver a Rejeição 668, é necessário revisar o MDF-e e garantir que cada chave de acesso do CT-e seja informada apenas uma vez. Abaixo está um passo a passo detalhado para resolver essa situação:

Passo a Passo para Resolver:

  1. Identifique a Duplicidade:

    • Acesse o XML do MDF-e que foi rejeitado e procure no grupo de documentos fiscais vinculados (infDoc) se alguma chave de acesso de CT-e foi repetida.
    • Exemplo: No XML, a chave de acesso "50131299999999000191570000004806841263437700" foi informada duas vezes no grupo de informações de descarregamento (infMunDescarga).
  1. Remova a Duplicidade:

    • No XML do MDF-e, remova a chave de acesso duplicada, garantindo que cada CT-e esteja listado apenas uma vez.
    • Exemplo: No XML corrigido, a duplicidade foi removida, resultando no seguinte:


<infDoc>
    <infMunDescarga>
        <cMunDescarga>4202008</cMunDescarga>
        <xMunDescarga>Balneário Camboriú</xMunDescarga>
        
        <!-- Chave de Acesso do CT-e -->
        <infCTe>
            <chCTe>50131299999999000191570000004806841263437700</chCTe>
        </infCTe>
    </infMunDescarga>
</infDoc>


Reenvie o MDF-e:

  • Após remover a chave de acesso duplicada, gere um novo XML do MDF-e e envie novamente para a SEFAZ para obter a autorização.
  • Exemplo: Com a duplicidade corrigida, o MDF-e foi reenviado e autorizado sem problema