721 - Rejeição: Informado idEstrangeiro e Operação não é com consumidor final

Entenda a causa e como resolver a Rejeição 721 - Informado idEstrangeiro e Operação não é com consumidor final durante a emissão de NF-e

Causa:

Quando você emite uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com um Destinatário do Exterior (idEstrangeiro) e a mercadoria tem como destino o Brasil, podendo ser uma operação estadual ou interestadual, é importante garantir que a Operação (indFinal) esteja marcada como "1 - Consumidor Final". Caso contrário, a NF-e será rejeitada com o código "721 - Informado idEstrangeiro e Operação não é com consumidor final".


Exemplo:

Suponha que uma NF-e seja emitida para um Destinatário do Exterior e a Operação seja indicada como "Consumidor Normal". Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 721.


Campos no XML:

Os campos associados a essa rejeição são: <idDest> e <indFinal>, dentro do Grupo <ide>, e o campo <idEstrangeiro>, dentro do Grupo <dest>.



Solução:

Para resolver esse problema, em todas as NF-e emitidas para Destinatário do Exterior (com a informação da tag <idEstrangeiro> na NF-e), é importante especificar que a operação é destinada ao Consumidor Final. Sendo assim, basta alterar o campo <indFinal> de "0 - Consumidor Normal" para "1 - Consumidor Final".

Ao alterar o campo <indFinal> para "1 - Consumidor Final" conforme o exemplo de XML acima, a NF-e não será mais rejeitada pelo motivo 721 - Informado idEstrangeiro e Operação não é com consumidor final.

Referencia:

  • Nota Técnica 2015/002 (v. 1.40) - 
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=VNyyxYte6T4=