578 – Rejeição: Data do evento não pode ser maior que a data de processamento

Entenda a causa e como resolver a Rejeição 578 – Data do evento não pode ser maior que a data de processamento durante a emissão de NF-e

Causa:

Isso ocorre quando a hora do evento enviada no XML (dhEvento) é superior à hora do servidor da Sefaz. Essa verificação é realizada para todos os tipos de evento: Cancelamento, Carta de Correção e Manifestação do Destinatário.

Regra de validação da SEFAZ

Solução:

A solução dependerá de onde a informação da hora do evento se origina:

1 - Caso o <dhEvento> seja preenchido pelo Sistema:

Basta entrar em contato com nosso suporte para que seja realizado a verificação

Observação: É comum que esse problema ocorra durante as mudanças de fuso horário relacionadas ao horário de verão. Nessas situações, é essencial ajustar o software emissor conforme a tabela a seguir:


2 - Quando o <dhEvento> não é preenchido no arquivo pelo ERP:

Em muitas situações, a hora do Sistema Operacional do servidor do cliente pode não estar exatamente sincronizada com a hora dos servidores da Sefaz. Isso pode levar à rejeição de um evento gerado nesse ambiente, devido à hora informada no evento (tag: <dhEvento>) ser maior que a hora atual da Sefaz.

Exemplo:

O horário da Sefaz é 12h00 e o do servidor onde a aplicação está instalada é 12h05. Se o cliente emitir um evento exatamente nesse momento, a hora registrada no arquivo será 12h05. Porém, ao receber esse arquivo, a Sefaz pode rejeitar o evento porque, para ela, ainda são 12h00. Ou seja, o evento será rejeitado porque a data/hora registrada no evento (12h05) é posterior à data/hora de processamento da Sefaz (12h00).

Solução de Contorno

Uma sugestão é que o ERP sempre inclua o campo <dhEvento>. No entanto, caso isso não seja possível, há a opção de utilizar o parâmetro "TEMPO_ATRASO_DATA_HORA_CCE_EM_MINUTOS", que preencherá o campo <dvEvento> com o atraso configurado. Por exemplo, se o evento for registrado às 12h05 e o parâmetro estiver ajustado para um atraso de 5 minutos, ao enviar o Evento para a Sefaz, ele será enviado com a hora de 12h00.

Observação: Ao enviar o Evento em formato de arquivo para ser processado, o cliente pode optar por informar ou não o campo dhEvento dentro do arquivo.

Referência