519 - Rejeição: CFOP de saída para NF-e de entrada.

Entenda a causa e como resolver a Rejeição 519 - CFOP de saída para NF-e de entrada durante a emissão de NF-e

Causa:

Quando uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é emitida com um CFOP de Entrada (iniciado por 5, 6 ou 7) e o Tipo de Operação da NF-e está definido como "0 - Entrada", a NF-e será rejeitada com a mensagem de erro "519 - CFOP de saída para NF-e de entrada".

Exemplo:

Imagine que uma NF-e foi emitida com CFOP "5.102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros" e Tipo de Operação igual a "0 - Entrada". Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 519.

Campos no XML:

  • Os campos associados a essa validação são: <tpNF>, dentro do Grupo <ide>, e o campo <CFOP>, dentro do Grupo <det>.

Solução:

Se o Tipo de Operação (tpNF) da NF-e precisar ser "1 - Saída", é importante manter o CFOP que já indica uma operação de saída e alterar o Tipo de Operação da NF-e de "0 - Entrada" para "1 - Saída". Veja o exemplo corrigido:

  • No XML: Foi alterado o campo <tpNF> de '0' para '1'

 

Se a NF-e precisa ter o Tipo de Operação (tpNF) como "0 - Entrada", é importante manter essa configuração e alterar o CFOP para um código que comece com 1, 2 ou 3, indicando uma Operação de Entrada. Veja o exemplo corrigido:

  • No XML: Foi alterado o campo <CFOP>, de 5102 para 1102.

Ao ajustar o Tipo de Operação e o CFOP conforme os exemplos acima, a NF-e não será mais rejeitada pelo motivo 519 - CFOP de saída para NF-e de entrada.

Referencia:

  • Manual de Orientação ao Contribuinte (v. 6.00) - 
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=URCYvjVMIzI=