Entenda a causa e como resolver a rejeição 419 - IE do remetente inválida
Causa
Quando emitido um CT-e, e a IE do remetente estiver incorreta ou for inválida, será retornado a rejeição 419 - IE do remetente inválida.
Regra de validação da SEFAZ
Como Resolver
Para resolver essa rejeição, é necessário verificar a IE que foi informada para o remetente, no momento do envio da requisição.
O número da IE pode ser consultado clicando aqui.
Após identificar a IE correta do remetente, vá até o portal InvoiSys, no menu lateral, acessando Notas emitidas > CT-e
Você pode encontrar o documento com rejeição, e utilizar a função para edita-lo:
Com isso, a tela para editar vai aparecer. Descendo um pouco, poderá encontrar o campo ''Informações do remetente'', e clicar em ''Alterar'', para que seja possível corrigir o dado informado:
Identifique o campo ''Inscrição Estadual'', e informe a IE correta.
Após a correção, clique em ''Gravar'', e então reenvie o documento.
Referência
- MOC CTe 4.00 - https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Cte/Documentos#