Rejeição 291: Certificado Assinatura Data Validade
Causa
O certificado digital utilizado para assinar o documento possui uma data de validade, e quando essa data é ultrapassada e é realizado uma tentativa de emissão de algum documento com o certificado digital vencido, a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) rejeitará o documento com a Rejeição 291.
Regra de validação da SEFAZ
Solução:
Para resolver a rejeição, basta atualizar o certificado digital, em seguida vincular o certificado digital para prosseguir com as emissões.
Vinculando o certificado digital:
Ao acessar o portal 2.0 deve-se navegar em Cadastros> Empresas
Em seguida, localizar a o cadastro onde consta com o certificado digital vencido e clicar em Editar Registro
Ao abrir o cadastro, basta navegar no cadastro até identificar o campo Certificado digital, clicando em Escolha Outro Certificado, irá disponibilizar para apontar onde consta o certificado digital válido, após apontar no sistema, basta salvar o cadastro e reenviar o documento.