269 - Rejeição: CNPJ Emitente da NF Complementar difere do CNPJ da NF Referenciada

Entenda a causa e como resolver a Rejeição 269 - CNPJ Emitente da NF Complementar difere do CNPJ da NF Referenciada durante a emissão de NF-e complementar

Causa:

Ao emitir uma NF-e Complementar, é necessário que o CNPJ do emitente seja o mesmo do CNPJ do documento fiscal referenciado.

Exemplo:

Se uma NF-e for emitida com a finalidade de complementar, é fundamental que o CNPJ do emitente seja o mesmo da NF-e referenciada. Por exemplo, se a NF-e for emitida com o CNPJ 99.999.999/0001-78 e referir-se a uma NF-e emitida pelo CNPJ 99.999.999/0002-43, a Rejeição 269 será gerada.

Campo no XML:

Regra de validação da SEFAZ:

Solução:

Para corrigir essa rejeição, é essencial garantir que o CNPJ do emitente da NF-e Complementar seja o mesmo do CNPJ do documento fiscal referenciado. Verifique tanto o CNPJ do emitente quanto o CNPJ do documento referenciado e identifique qual foi informado indevidamente. Em seguida, reenvie a NF-e para processamento.

Exemplo corrigido:

Ao corrigir o XML dessa maneira, garantimos que o CNPJ do emitente da NF-e Complementar seja o mesmo do CNPJ da NF referenciada, evitando assim a Rejeição 269.

Referência