Entenda a causa e como resolver a rejeição 259 - CNPJ da consulta não cadastrado como contribuinte na UF
Causa
Quando emitido uma NF-e (mod 55.) e o CNPJ do contribuinte não estiver cadastrado em uma UF, será retornado a rejeição 259 - CNPJ da consulta não cadastrado como contribuinte na UF.
Regra da validação da SEFAZ
Como resolver
Para corrigir essa rejeição, é necessário verificar o CNPJ do contribuinte informado no documento.
Esse CNPJ deve estar cadastrado na UF informada na empresa, e essa verificação pode ser feita clicando Aqui.
Caso for identificado que o CNPJ não está cadastrado na UF, será necessário regularizar o cadastro do CNPJ na UF, entrando em contato com a SEFAZ do estado.
Após estar com o cadastro regularizado, realize o reenvio do documento.
Referencia
- Manual de Orientação ao Contribuinte (v. 7.00) - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=ndIjl+iEFdE=