Como Realizar o Bloqueio de Acesso a uma Empresa no Portal 2.0

Passo a Passo para o Bloqueio de Acesso no Portal 2.0

Em algumas situações, seja por solicitação do departamento financeiro ou por outros motivos específicos, pode ser necessário bloquear o acesso de uma empresa no Portal 2.0. Este processo garante que a empresa não possa mais acessar o sistema até que a situação seja regularizada.

Abaixo, apresentamos um guia para realizar o bloqueio de forma eficiente.

Passos para Realizar o Bloqueio de Acesso

  1. Encontrar a empresa que deseja bloquear
    • Acesse o portal 2.0 com suas credenciais de administrador, então siga para o menu lateral Cadastros > Empresa
    • Filtre pela empresa que será bloqueada
  2. Desvincular usuários
    • Clicando no ícone ''Vincular usuário a empresa'', você pode encontrar todos os usuários que possuem vinculo com a empresa
    • Clique no botão ''Sim'', para desvincular o usuário da empresa
    • Com o email do usuário, siga até o menu lateral Configurações > Usuários > Usuários
    • Filtre para encontrar o usuário, e então clique no botão do ''Lápis'' para ver os perfis de acesso do usuário
    • Salve todas as informações de perfil atribuídas ao usuário em um documento de texto, remova os perfis e salve a alteração
  3. Remover certificado digital
    • Acesse a API InvoiSys, faça a autenticação e siga para o endpoint /api/empresa
    • Clique no botão ''Try it out'', e busque pelo CNPJ da empresa que será bloqueada, na lista que for retornada

    • Com o ID da empresa, siga para o end point /api/empresa/{id} e insira o ID da empresa, então clique em ''Try it out''

    • Nas informações que forem apresentadas, procure pela senha do certificado digital, e salve ela num documento de texto
    • De volta ao passo um, entre para editar o registro da empresa
    • Dentro do registro, desça a página até encontrar o certificado digital
    • Clique em ''Download certificado'', e salve o arquivo no seu computador
    • Com o arquivo salvo, clique em ''Remover certificado'', e salve as alterações no fim da página
  4. Informar o financeiro no chamado sobre a finalização do bloqueio e guardar as informações
    • Siga com a resposta para o chamado aberto pelo financeiro, informando de que o bloqueio foi realizado, e insira as evidencias com os prints
    • Dentro do chamado, siga até a aba ''Observações'' clique em ''Criar observação''
    • Pegue todas as informações salvas no arquivo de texto (Usuário, email, perfis de acesso, CNPJ empresa, Razão social, senha certificado digital) e adicione-as nas observações. Insira também nas observações, o ARQUIVO CERTIFICADO DIGITAL que foi salvo no seu computador no passo 3, antes de remove-lo da empresa.



Dicas Importantes

  • Caso o bloqueio seja por solicitação do financeiro, não esqueça de responder a solicitação com as evidencias do bloqueio.
  •  Reversão do Bloqueio: Caso o bloqueio precise ser revertido, encontre o chamado aberto anteriormente solicitando o bloqueio, vá até as observações, volte os perfis do usuário como descrito, o vinculo do usuário com a empresa, e insira o certificado digital novamente no registro da empresa.

Conclusão

O bloqueio de acesso a uma empresa no Portal 2.0 exige uma atenção extrema, e deve ser realizada com cuidado, assegurando que os motivos estejam bem documentados e que a comunicação seja clara. Seguindo esses passos, você garante que o processo de bloqueio seja eficiente e conforme nossas politicas.