Gerenciar Notas Recebidas: CT-e

Gerenciar Notas Recebidas: CT-e


O que você encontrará neste artigo:

  1. Filtros  
  2. Fases
  3. Ações Individuais
  4. Ações Múltiplas


Para acessar o Gerenciamento de Notas Recebidas: CT-e, iremos navegar até o menu "Notas Recebidas" e selecionar a opção "CT-e":



Nessa opção podemos acessar todas os documentos emitidos contra o CNPJ da empresa, exportar XML, baixar DACTE, dentre outras funcionalidades.



Filtros


Ao entrar na tela de Gerenciar Entradas: CT-e, você contará com os seguintes filtros de pesquisa:

  • Empresa: Caso possua mais de uma empresa cadastrada, poderá ser selecionado um estabelecimento específico para a filtragem dos dados;
  • Incluir Filiais: Quando filtrar por uma matriz, poderá selecionar se quer incluir as filiais no resultado da pesquisa;
  • Status do Vínculo (Fase 3): Poderá filtrar os documentos com base no status do vínculo, sendo cinza (CT-e não é de interesse do CTI), verde (CT-e vinculado a um DT), amarelo (CT-e aguardando vínculo automático a um DT) ou vermelho (CT-e precisa ser vinculado manualmente);
  • Data: Poderá ser filtrado datas pré-estabelecidas, como: ontem, na semana, no mês etc. Podemos também selecionar manualmente uma data ou período desejado;
  • Número Inicial CT-e: Poderá filtrar por um número específico de documento;
  • Número Final CT-e: Caso queira filtrar mais de uma numeração, deverá preencher este campo. Exemplo: Número Inicial 1 e Número Final = 2;
  • Série Inicial CT-e: Poderá filtrar por uma série específica de documento;
  • Série Final CT-e: Caso queira filtrar mais de uma série, deverá preencher este campo. Exemplo: Série Inicial 1 e Série Final = 2;
  • Número DT: Poderá ser filtrada de acordo com o número do DT vinculado ao CT-e;
  • Status do CT-e: Poderá filtrar os documentos com base no status, sendo este autorizado, cancelado ou ambos.



Feito o filtro desejado, basta clicar em "Filtrar" para que o filtro seja aplicado e as notas sejam consultadas. Caso nenhum filtro tenha sido utilizado as notas consultadas serão as recebidas no dia.

FILTROS AVANÇADOS


Para configurar filtros avançados, basta clicar na opção "Filtros avançados":

  • Parceiro: Caso possua um parceiro cadastro, poderá ser selecionado o estabelecimento;
  • Chave de Acesso: Poderá ser filtrado por uma chave de acesso específica;
  • Número DCT: Poderá ser filtrado pelo número do DCT vinculado ao CT-e;
  • Número IDCT: Poderá ser filtrado pelo número do IDCT vinculado ao CT-e;
  • Fases: Poderá ser filtrado a partir de uma fase específica;
  • Papéis: Poderá selecionar os papéis e filtrar os CT-es das empresas que você possui acesso.


Após configurar os filtros, basta clicar no botão "Aplicar Filtros". Caso queira remover a configuração, basta clicar na opção "Remover filtros".


Logo abaixo dos filtros encontramos a tabela das faturas consultadas, nela apresentamos informações referentes a: Fases, Status, Tipo do CT-e, Número CT-e, Série CT-e, dentre outros. Também é possível adicionar mais informações na coluna, basta clicar na opção "Editar colunas": 




Fases


As fases são utilizadas para verificação simples e rápida dos status que as notas se encontram. Elas possuem as seguintes cores:


  • Cinza: Indica que não houve o evento;
  • Verde: Indica que o processo foi concluído; 
  • Amarelo: Indica que há pendências no processo;
  • Vermelho: Indica que houve erro no processo.


1. Tomador é cliente invoiSys: Indica se o cliente InvoiSys é o tomador do CT-e;

2. CT-e NÃO é de interesse do CTI: Indica se o cliente InvoiSys possui CTI habilitado;

3. CT-e não é de interesse do Controle de Transporte Integrado: Indica o status do vínculo do CT-e ao Documento de Transporte;

4. CT-e não possui número do Documento de Transporte: Indica o preenchimento do número do Documento de Transporte no CT-e;

5. CT-e não possui número do Documento de Custos de Transporte: Indica o preenchimento do número do Documento de Custos de Transporte no CT-e;

6. CT-e não possui Item do Documento de Custos de Transporte: Indica o preenchimento do Item do Documento de Custos de Transporte no CT-e;

7. CT-e NÃO será enviado para o Sistema de Destino ou funcionalidade não está habilitada: Indica o envio dos dados do CT-e para o Sistema de Destino do Tomador;

8. CT-e não foi Complementado: Indica se o CT-e foi Complementado;

9. CT-e não foi Anulado: Indica se o CT-e foi Anulado;

10. CT-e não foi Substituído: Indica se o CT-e foi Substituído;

12. CT-e não foi Cancelado: Indica se o CT-e foi Cancelado;

13. Cancelamento do CT-e NÃO será enviado para o Sistema de Destino ou funcionalidade não está habilitada: Indica o envio do Cancelamento para o Sistema de Destino do Tomador;

14. CT-e sem o evento de Prestação de Serviço em Desacordo: Indica se o CT-e possui o evento de Prestação de Serviço em Desacordo.



Ações Individuais


Passando com o mouse sobre o status da nota teremos acesso as ações que podem ser realizadas individualmente para cada documento, sendo elas respectivamente: 



  • Download do Arquivo XML: Disponível para baixar individualmente o XML da nota.
  • Reenviar arquivo por e-mail: Ação possibilita o reenvio do documento fiscal via e-mail, para isso basta preencher os campos de destinatário e assunto obrigatoriamente, e se caso preferir também pode-se inserir e-mails em cópia e cópia oculta.


  • Visualizar PDF: Disponível para baixar individualmente o DACTE do documento;
  • Detalhes do Documento:Nesta opção podemos ver todos os dados do documento fiscal divididos entre abas, sendo:
    • Dados do CT-e: Aba com os principais dados do documento, sendo eles separados em: dados do documento, valores, atores, características, entrega, situação atual, CT-es vinculados ao mesmo DT e XML;
    • Eventos: Nesta aba são listados todos os eventos que ocorreram na nota.


  • Editar vínculo: Nesta opção podemos editar o vínculo do CT-e ao Documento de Transporte de forma manual, e reenviar o CT-e ao sistema de destino;


  • Realizar evento de prestação de serviço em desacordo: Nesta opção podemos realizar o evento de prestação de serviço em desacordo.

Ações Múltiplas


Acima da tabela, temos funcionalidades aplicáveis para mais de um documento fiscal, como:



  • Exportar CSV:  Download de um relatório CSV dos campos da tabela para as notas consultadas;

  • Exportar PDF: Download de todos os arquivos PDFs da consulta ou da seleção.

  • Exportar XMLs: Outra opção para download do XML, neste caso, baixará o XML de todas as notas filtradas. Você também poderá selecionar na tabela apenas as notas em que necessita o XML.

  • Importar XML: Esta opção permite adicionar CT-es por meio de seu arquivo XML.