Gerenciar Notas Emitidas: CT-e

Gerenciar Notas Emitidas: CT-e


O que você encontrará neste artigo:

  1. Filtros
  2. Fases
  3. Ações Individuais
  4. Ações Múltiplas


Para acessar o Gerenciamento de Notas Emitidas: CT-e, iremos navegar até o menu "Notas Emitidas" e selecionar a opção "CT-e":



Nessa opção podemos acessar todas as notas emitidas, exportar CSV e XML, download do DACTE, realizar cancelamento e Cartas de Correção (CC-e), dentre outras funcionalidades.  


Filtros
 


Ao entrar na tela de Gerenciar Notas Emitidas: CT-e, você contará com os seguintes filtros de pesquisa:

  • Empresa: Caso possua mais de uma empresa cadastrada, poderá ser selecionado um estabelecimento específico para a filtragem dos dados;
  • Incluir Filiais: Quando filtrar por uma matriz, poderá selecionar se quer incluir as filiais no resultado da pesquisa;
  • Status do Vinculo do CT-e ao DT - Fase 1: Podemos selecionar entre CT-es vinculados a um Documento de Transporte, ou CT-es sem vinculo a um Documento de Transporte;
  • Data: Podemos filtrar datas pré-estabelecidas, como: ontem, na semana, no mês etc. Podemos também selecionar manualmente uma data ou período desejado;
  • Número Inicial CT-e: Podemos filtrar um número específico de documento;
  • Número Final CT-e: Caso queira filtrar mais de uma numeração, preencha este campo. Exemplo: Número inicial = 1 e Número Final = 2;
  • Série Inicial: Podemos filtrar uma série específica de documento;
  • Série Final: Caso queira filtrar mais de uma série, preencha este campo. Exemplo: Série inicial = 1 e Série Final = 2;
  • Número do DT: Podemos filtrar pelo número do Documento de Transporte;
  • Status: Podemos filtrar as notas com base no status, sendo este autorizado, cancelado ou ambos. 

Feito o filtro, basta clicar em "Filtrar" para consultar as notas. Caso não tenha utilizado filtros, serão consultados os CT-es emitidas no dia.  



FILTROS AVANÇADOS


Para configurar filtros avançados, basta clicar na opção "Filtros avançados":

  • Chave de Acesso: Poderá ser filtrado por uma chave de acesso específica;
  • Tipo de Operação: Podemos filtrar pelo tipo da operação, como por exemplo, transferência, ou venda;
  • Tipo do CT-e: Podemos filtrar por tipo do CT-e, sendo eles, Normal, Complementar, Anulação, ou Substituição;
  • Número DCT: Poderá ser filtrado pelo número do DCT vinculado ao CT-e;
  • Número IDCT: Poderá ser filtrado pelo número do IDCT vinculado ao CT-e;
  • Fases: Poderá ser filtrado a partir de uma fase específica;
  • Papéis: Poderá selecionar os papéis e filtrar os CT-es das empresas que você possui acesso.


Após configurar os filtros, basta clicar no botão "Aplicar Filtros". Caso queira remover a configuração, basta clicar na opção "Remover filtros".


Logo abaixo dos filtros encontramos a tabela das faturas consultadas, nela apresentamos informações referentes a: Fases, Status, Número CT-e, Série CT-e, Data de Emissão, dentre outros.




Fases


As fases são utilizadas para verificação simples e rápida dos status que as notas se encontram. Elas possuem as seguintes cores:


  • Cinza: Indica que não houve o evento;
  • Verde: Indica que o processo foi concluído; 
  • Vermelho: Indica que houve erro no processo.


Ações Individuais


Passando com o mouse sobre o status da nota teremos acesso as ações que podem ser realizadas individualmente para cada documento, sendo elas respectivamente: 


  • Editar CTe Manual: Permite editar uma nota emitida pelo Emissor CT-e. 

  • Download do Arquivo XML: Disponível para baixar individualmente o XML da nota.
  • Reenviar arquivo por e-mail: Ação possibilita o reenvio do documento fiscal via e-mail, para isso basta preencher os campos de destinatário e assunto obrigatoriamente, e se caso preferir também pode-se inserir e-mails em cópia e cópia oculta.


  • Visualizar PDF: Disponível para baixar individualmente o DANFE da nota. Caso haja Carta de Correção, a mesma também será baixada; 

  • Detalhes do documento: Nesta opção podemos ver todos os dados do documento fiscal divididos entre abas, sendo: 
    • Dados do CT-e: Aba com os principais dados do documento, sendo eles separados em: dados do documento, valores, atores, características, entrega, situação atual, CT-es vinculados ao mesmo DT e XML; 

  • Documentos: Esta aba apresentas os documentos vinculados ao CT-e; 
  • Carga: Nesta aba temos informações referentes ao que está sendo transportado; 
  • Eventos: Nesta aba são listados todos os eventos que ocorreram na nota. 

  • Carta de Correção: Nesta ação, basta indicar o campo que necessita de correção, o sistema informará e te auxiliará à aplicar a correção. Por aqui, você também poderá conferir as instruções de uso da Carta de Correção, como a impossibilidade de correção de valores de imposto e destinatário.



 

Ações Múltiplas


Acima da tabela, temos funcionalidades aplicáveis para mais de um documento fiscal, como:



  • Exportar CSV:  Download de um relatório CSV dos campos da tabela para as notas consultadas;

  • Exportar XMLs: Outra opção para download do XML, neste caso, baixará o XML de todas as notas filtradas. Você também poderá selecionar na tabela apenas as notas em que necessita o XML.

  • Emitir: Disponibiliza os emissores de CT-e.

  • Ações:

    • Cancelar: Nesta função, devemos selecionar uma ou mais notas na tabela, para então selecionar este botão. Será requisitado um motivo para o cancelamento, bastando sua confirmação. O cancelamento será transmitido e o status do documento será atualizado automaticamente;

    • Gerar Safx: Realiza a criação do arquivo de escrituração fiscal;

    • Enviar para o Sistema de Destino: Efetua o envio do CT-e para o Sistema de Destino, por exemplo, ERP.