Gerenciar: Fatura

Gerenciar: Fatura


O que você encontrará neste artigo:

  1. Filtros
  2. Ações Individuais
  3. Exportação
  4. Digitar Fatura


Para acessar a aba de "Gestão de Notas: Fatura " basta realizarmos o login na portal e dentre as opção disponíveis em tela clicar em Fatura: 



Ao acessar o gerenciamento de Fatura, podemos consultar todos documentos fiscais, exportar relatórios em CSV, digitar fatura via tela,  acompanhar status de vinculação, dentre outras funcionalidades.


Filtros


Ao entrar na tela de Gestão de Notas: Fatura, você contará com os seguintes filtros de pesquisa:


  • Empresa: Caso possua mais de uma empresa cadastrada, poderá ser selecionado um estabelecimento específico para a filtragem dos dados;
  • Data Inicial e Final: Poderá ser utilizado para estabelecer períodos de busca; 
  • Número Pedido de Compra: Realiza busca de um pedido específico; 
  • Contratante: Realiza busca de pedidos pelo CNPJ do contratante;
  • Comentários: Permite localizar os pedidos que possuem ou não comentários, também possibilita visualizar os comentários lidos ou que estão pendentes de leitura;
  • Somente Identificados: Permite a filtragem das faturas que possuem ou não erros;
  • Número da Fatura: Possibilita filtrar por um número de fatura específica; 
  • Status: Possibilita consultar notas tendo como base seu status, sendo eles ativo, cancelado, recusado, inválido e aguardando processamento; 
  • Status da Fase de Vinculação: Permite consultar notas através do seu status de vinculação; 
  • E-mail de origem: Possibilita filtrar faturas enviadas por um e-mail específico.


Feito o filtro desejado, basta clicar em "Filtrar" para que o filtro seja aplicado e os documentos sejam consultados. Caso nenhum filtro tenha sido utilizado os documentos consultados serão os recebidos no dia. 



Ações Individuais

Passando com o mouse sobre o status da nota teremos acesso as ações que podem ser realizadas individualmente para cada documento, sendo elas respectivamente: 

 



  • Detalhes do documento: Nesta opção podemos ver todos os dados do documento fiscal divididos entre abas, sendo: 
    • Dados da Fatura: Essa aba apresenta as principais informações da fatura, dados gerais do documentos, contratante e fornecedor;
  • Detalhes da Fatura: Disponibiliza os arquivos vinculados ao documento e o e-mail de origem da fatura. Possibilita a importação de novos anexos vinculados a Fatura;

  • Comentários: Essa aba possibilita estabelecer contato direto com o analista da Americanas, bastando apenas digitar sua observação ou dúvida na caixa de texto e clicar em salvar, para que sua mensagem seja enviada.

 

  • Gerenciar Vínculo: Esta funcionalidade permite a inclusão ou alteração do vínculo da NF-e ao Pedido de Compra, caso não seja possível realizar o vínculo automático.

  • Sinalizar Cancelamento: Esta funcionalidade permite sinalizar o cancelamento do documento fiscal.


Exportação


Acima da tabela, temos a funcionalidade responsável por exportar relatório em CSV dos documentos consultados. 




Digitar Fatura


Acima da tabela, temos a funcionalidade responsável por realizar a entrada de faturas no portal via tela, para isso é necessário clicar na ação de "Digitar Fatura" e preencher os campos de: Dados Gerais, Valores, Fornecedor e Contratante.