Aguardando vinculo manual - Fase 3

Aguardando vinculo manual - Fase 3


A fase 3 na tela de “Notas recebidas: CT-e”, consiste em demonstrar se houve sucesso na vinculação de um CT-e com um DT (Documento de Transporte)Caso a vinculação não ocorra por chave de acesso, ou, o campo “Observação” do CT-e não apresente um DT preenchido, ou, que esteja na base de dados invoiSys, a fase 3 será preenchida com a cor amarela (Aguardando vínculo automático) ou vermelha (Aguardando vínculo manual). Portanto, caso a vinculação falhe, os passes que devem ser verificados são:

 

  • Verificação pela Dashboard CT-e Recebido

 

Na dashboard conseguimos verificar de maneira fácil qual é o resumo da operação por meio dos cards e gráficos.

 

No cenário específico ao qual estamos tratando, devemos olhar para os cards “Aguardando vínculo” e “Aguardando vínculo M..” para identificar se há CT-es aguardando vínculo automático e aguardando vínculo manual respectivamente.

Além dos cards, conseguimos ter uma análise mais precisa verificando o gráfico “Status do vínculo CT-e x DT”. Esse gráfico apresentará todos os status possíveis da fase 3 da nossa tela de gerência dos documentos tomados. Com ele identificamos quantos CT-es foram vinculados, que estão aguardando alguma maneira de vincular ou que mesmo nem foram relacionados ao nosso serviço de vinculação. Basta passar o mouse sobre o gráfico para visualizar os valores.

 

  • Acessar a tela de Notas Recebidas: CT-e

 

Caso seja encontrada alguma nota pendente de vinculação, é necessário acessar o menu lateral esquerdo em “Notas Recebidas” > “CT-e” para uma análise mais detalhada do documento.

 

  • Aplicando filtros

 

A fase 3 possui um filtro básico para achar de maneira fácil os documentos que estão pendentes de vinculação.

 

Nele, conseguimos visualizar todos os status possíveis de vinculação entre os CT-es com os DTs, além de possibilitar que seja selecionado mais de um status de uma vez para a busca.

 


  • Fase 3 amarela – Aguardando vínculo automático

 

Os documentos que ficam aguardando vínculo automático são os que não conseguiram vincular por chave de acesso (NF-e ou CT-e), ou, que possuíam o número DCT (Documento de Custo de Transporte) nas observações do CT-e, mas por alguma razão não possuía o número do DT, ou, esse não existia na base de dados invoiSys. Além disso, para ficar nesse status, o documento tomado deve estar a menos de 5 dias em nossa base de dados.

As tentativas automáticas de vinculação por chave e observação ocorrem a cada 30 minutos, até que o documento ultrapasse os 5 dias citados acima.

 

 

Passando o mouse em cima da fase, conseguimos visualizar uma descrição sobre o status atual da vinculação.

 

  • Fase 3 vermelha – Aguardando vínculo manual

 

A fase 3 identifica um documento que já passou de 5 dias em nossa base de dados, apesar das tentativas automáticas, e ainda não conseguiu uma vinculação com um DT correspondente.

 

Para esse cenário, será necessário que o usuário que possua a permissão de edição de vínculo atue diretamente e preencha um DT válido para o CT-e pendente.

 

  • Como resolver – Editando vínculo

 

Após verificar a pendência de um CT-e que está aguardando vínculo manual, o usuário com permissão para visualizar o botão de edição deverá ir até o documento e passar o mouse acima do campo “Status” e clicar no ícone demonstrado na figura em verde abaixo:

 

Também é possível clicar com o botão direito do mouse na linha correspondente ao registro, para abrir as mesmas opções individuais do documento.

 

Após clicar no botão de edição de vínculo, abrirá uma tela com resumo básico do CT-e e campos para inserção do número do DT, DCT e IDCT (item do documento de custo de transporte)


OBS: É possível que o campo DT, DCT e IDCT venham preenchidos ao abrir a janela. Isso porque esse cenário aborda documentos que, apesar de terem DT preenchido nas observações do CT-e, não havia nenhum DT na base de dados da invoiSys com a mesma numeração.

 

Após preencher os 3 campos com valores de um DT válido e que já tenha sido enviado para a base de dados da invoiSys, o sistema pedirá a confirmação da edição e informará que a fase 3 será atualizada assim que o reprocessamento terminar.

 

 

Após o sistema identificar os valores válidos de um DT existente, a mensagem de sucesso poderá ser vista logo em seguida da confirmação da edição:

 

Após alguns segundos, o usuário já pode atualizar a tabela, clicando em “Filtrar”, para verificar o status atual do documento, que deverá ficar verde, caso tenha utilizado um DT válido. Além disso, o CT-e já será enviado para o SAP para que seja prosseguido o pagamento (fase 7).