Entenda a causa e como resolver a Rejeição 970 - Código de País inexistente [local de retirada/entrega] durante a emissão de NF-e
CENÁRIO
Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) (modelo 55) na qual é necessário informar no XML dados da entrega ou retirada, há a possibilidade de incluir o código e nome do País referente ao endereço desses dois grupos (retirada/entrega: cPais). Se um código de país inválido for informado, ocorrerá a rejeição 970 - Código de País inexistente [local de retirada/entrega].
EXCEÇÃO
Pode ser utilizado 0 (zero) não significativos para completar o código do país;
Essa tag é opcional tanto no grupo entrega quanto no retirada;
EXEMPLO
Em uma nota emitida, foi necessário informar a tag de retirada. No endereço, foram passadas informações do cPais compostas por vários Zeros (0). Nessa situação, ocorrerá a rejeição 970, pois esse código não existe para nenhum País..
- No XML:

SOLUÇÃO
Para resolver essa situação, é importante primeiro identificar o código correto do país de destino, fazer os ajustes necessários no emissor e então gerar novamente o arquivo. No exemplo dado, como o endereço de retirada é no Brasil, o código foi ajustado para 1058.No Portal Nacional da Sefaz, está disponível para download a tabela com o código de cada país.
- No XML:
Este XML exemplifica a correção do código de País (cPais) para um valor válido, no caso "1058" para o Brasil, evitando assim a rejeição 970 na NF-e.
Referências
- Nota Técnica 2018.005 - v 1.20 - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=j/im9zMlcIE=