876 - Rejeição: Operação interestadual para Consumidor Final e valor do FCP informado em campo diferente de vFCPUFDest

Entenda a causa e como resolver a Rejeição 876 - Operação interestadual para Consumidor Final e valor do FCP informado em campo diferente de vFCPUFDest durante a emissão de NF-e

CENÁRIO 

Quando uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do modelo 55 é emitida de forma interestadual para um Consumidor Final não contribuinte, e o valor do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) é inserido em um campo diferente do vFCPUFDest, a NF-e será rejeitada com o motivo 876 - Operação interestadual para Consumidor Final e valor do FCP informado em campo diferente de vFCPUFDest.

EXEMPLO 

Uma NF-e interestadual foi emitida para um consumidor final não contribuinte, e o produto está sujeito ao recolhimento do FCP. O valor do Fundo de Combate à Pobreza foi informado no campo vFCP. Entretanto, o valor do FCP deveria ter sido informado no campo vFCPUFDest. Nesta situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 876.

Regra de validação da SEFAZ

SOLUÇÃO

Para corrigir esse problema, é necessário inserir o valor do Fundo de Combate à Pobreza (FCP) no campo vFCPUFDest do grupo ICMSUFDest. Esse grupo é essencial em vendas interestaduais para consumidores finais não contribuintes de ICMS.

  • No XML:

Referência