778 - Rejeição: Informado NCM inexistente

Entenda a causa e como resolver a rejeição 778 - Informado NCM inexistente durante a emissão de NF-e ou NFC-e

Causa: 

A rejeição corre quando for informado NCM  não existente na tabela de NCM publicada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

Regra de validação da SEFAZ:

Como resolver:

A tabela de NCM disponibilizada pelo MDIC, passa por atualizações e códigos NCM podem deixar de existir. Para resolver essa questão, é necessário verificar a Tabela NCM atualizada disponibilizada pelo MDIC e identificar outro código NCM para utilizar. 

A tabela de NCM pode ser consultada através do Portal único Siscomex através do link: https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/

Realizar a consulta é fácil, ao acessar o link acima, você será direcionado para o Portal Único. Ao abrir o site, basta procurar a descrição do produto mencionado no documento ou inserir o NCM do produto para verificar se ainda está válido.

Depois de inserir essas informações, é só clicar em pesquisar. Se as informações do produto desejado não aparecerem na aba NCM, clique na aba Sugestões e verifique qual NCM se aplica ao produto que você deseja emitir a Nota Fiscal.

ncm

Referências:

Manual de Orientação ao Contribuinte v. 6.00: 

https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=URCYvjVMIzI=