Entenda a causa e como resolver a rejeição 717 : CNPJ/CPF do contratante do transporte inválido
Causa:
Essa rejeição ocorre ao emitir um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) quando o CNPJ ou CPF informado no grupo de dados do contratante do transporte (infContratante
) é considerado inválido. Isso pode acontecer devido a erros comuns, como:
- Dígito de controle incorreto: Quando os últimos dígitos que validam o CNPJ ou CPF não estão corretos.
- Sequências de zeros: Quando o CNPJ ou CPF informado contém uma sequência inválida de zeros, como "00000000000" ou "00.000.000/0000-00".
- Número incompleto ou com formato incorreto: Quando o CNPJ ou CPF não está completo ou segue um formato inadequado.
Exemplo:
Suponha que você esteja emitindo um MDF-e com o modal Rodoviário, e no grupo de informações do contratante (infContratante
), tenha sido informado o seguinte CPF: "123.456.789-00". Contudo, este CPF é inválido, pois os dígitos de controle (números após o hífen) estão incorretos.
Outro exemplo seria se o CNPJ do contratante fosse informado como "00.000.000/0000-00", uma sequência que também é inválida.
Como resolver:
Para corrigir essa rejeição, é necessário revisar as informações do CPF ou CNPJ do contratante no grupo infContratante
e garantir que os dados estejam corretos e válidos. Veja o passo a passo abaixo: