Entenda a causa e como resolver a Rejeição 701 - Não informado Nota Fiscal referenciada durante a emissão de NF-e
CENÁRIO
A rejeição 701 pode ocorrer em duas situações diferentes. A primeira situação ocorre quando o CFOP é de Lançamento relativo a Cupom Fiscal, e a segunda situação quando o CFOP é de Exportação Indireta. Vamos explorar essas situações com mais detalhes:
PRIMEIRA SITUAÇÃO
Quando uma NF-e é emitida com o CFOP 5.929 ou 6.929, e os dados do ECF emitido (refECF) não são informados, a rejeição "701 - Não informado Nota Fiscal referenciada (Lançamento relativo a Cupom Fiscal)" será gerada..
Descrição dos CFOP's:
- 5.929: Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF;
- 6.929: Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.
EXEMPLO
Quando uma NF-e é emitida com o CFOP 5.929, é essencial informar os dados do ECF no Grupo de Documentos Fiscais Referenciados (refECF). Caso contrário, a NF-e será rejeitada com o código de erro 701..
- No XML: O campo associado a essa validação é: o <CFOP>, do Grupo <det>

SEGUNDA SITUAÇÃO
Quando uma NF-e é emitida com o CFOP 3.503 ou 7.501 e não são mencionadas as NF-e recebidas com destino específico de exportação (refNFe), a rejeição "701 - Nota Fiscal referenciada não informada (CFOP de Exportação Indireta)" será gerada.
Descrição dos CFOP's:
- 3.503: Devolução de mercadoria exportada que tenha sido recebida com fim específico de exportação;
- 7.501: Exportação de mercadorias recebidas com fim específico de exportação.
EXEMPLO
Quando uma NF-e é emitida com o CFOP 7.501 e o Grupo de Exportação Indireta (exportInd) não contém a chave de acesso da NF-e recebida para exportação no Grupo de Documento Fiscal Referenciado (refNFe), a NF-e será rejeitada com o código de erro 701.
- No XML: O campo associado a essa validação é: o <CFOP>, do Grupo <det>

Regra de validação da SEFAZ:
SOLUÇÃO
Veja a seguir como corrigir esses problemas nas duas situações:PRIMEIRA SITUAÇÃO
É necessário fornecer as informações do ECF emitido no campo de Documentos Fiscais Referenciados. Veja abaixo um exemplo corrigido:
- No XML:

SEGUNDA SITUAÇÃO
Para corrigir a situação, é necessário incluir a chave de acesso da NF-e recebida para exportação no Grupo de Documentos Fiscais Referenciados. Aqui está um exemplo de correção:
- No XML:
Esses exemplos demonstram como corrigir a rejeição 701, informando corretamente os dados referentes ao ECF emitido ou à NF-e recebida para exportação nos respectivos campos do XML.
Referência
- Nota Técnica 2015/002 (v. 1.40) - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=VNyyxYte6T4=