Entenda a causa e como resolver a Rejeição 677 NF-e informada não pode estar cancelada/denegada na base da SEFAZ durante a emissão de MDF-e
Causa
Ao emitir um MDF-e e inserir a chave de acesso de uma nota cancelada ou denegada no Grupo de NF-e, o MDF-e será rejeitado com a Rejeição 677. Neste caso, a NF-e precisa estar com status de Autorizado na base da SEFAZ para ser aceita.
Validação da SEFAZ:
Solução:
Para resolver essa situação, é importante identificar o MDF-e que foi rejeitado no portal e verificar todos os documentos vinculados. Em seguida, é necessário consultar a SEFAZ para verificar se alguma nota relacionada está com o status de cancelada ou denegada.
Consultando documentos vinculados:
Para consultar os documentos vinculados, basta seguir o passo a passo abaixo:
1° No Portal 2.0 vá em Notas emitidas, em seguida MDF-e;
2°Busque o MDF-e onde consta a NF-e vinculada com seu status de cancelada.
3°Utilize os filtros disponíveis informando o Estabelecimento, Data de emissão, Chave de acesso, entre outros..
4°Após identificar o documento, basta passar o mouse em cima do MDF-e, e clicar no 4° ícone (Detalhes do documento), em seguida basta clicar em Documentos vinculados onde irá apresentar todos as NF-e's vinculadas ao MDF-e, onde poderá realizar a consulta no portal nacional e verificar que consta cancelado ou denegado.