675 Rejeição : NF-e informada não existe na base de dados da SEFAZ

Entenda a causa e como resolver a rejeição 675: NF-e informada não existe na base de dados da SEFAZ

Causa:

A rejeição 675 ocorre quando um Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é emitido e nele é informada a chave de acesso de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que, apesar de ter sido emitida com tipo de emissão normal (tpEmis = 1), ainda não está registrada como autorizada na base de dados da SEFAZ. Isso significa que a NF-e informada no MDF-e ainda não foi processada e aprovada pela SEFAZ, o que impede sua utilização em outros documentos fiscais, como o MDF-e.

Exemplo:

Suponha que a empresa "Transportes XYZ Ltda." está emitindo um MDF-e para um carregamento de mercadorias. Ao preencher o MDF-e, a chave de acesso de uma NF-e é informada no grupo de documentos fiscais vinculados. No entanto, essa NF-e foi emitida recentemente e, devido a um atraso no processamento ou a problemas de comunicação com a SEFAZ, ainda não foi autorizada.

Quando a empresa tenta enviar o MDF-e para autorização, a SEFAZ verifica a existência da NF-e informada na sua base de dados. Como a NF-e ainda não foi autorizada, a SEFAZ rejeita o MDF-e com o código 675, indicando que a NF-e informada não existe na base de dados.

Como Resolver:

Passo 1: Acesse o Portal da SEFAZ

Para resolver a rejeição 675, é necessário verificar a situação da NF-e e garantir que ela esteja devidamente autorizada antes de tentar novamente emitir o MDF-e. 

Clique no link abaixo para acessar o portal da SEFAZ e realizar a consulta da NF-e:

Portal SEFAZ-Consultar NF-e

Passo 2: Realize a Consulta da NF-e

  1. Na página inicial, insira a chave de acesso da NF-e no campo correspondente.

    Print da tela inicial:

     

     

  2. Clique em "Consultar".

Passo 3: Verifique a Situação da NF-e

  1. Após a consulta, a página mostrará o status da NF-e. Verifique se a NF-e está como "Autorizada".