260 Rejeição: IE da consulta inválida

Entende a causa e como resolver a Rejeição 260 - IE da consulta inválida

Causa

A rejeição 260 é um erro relacionado à validação da IE do destinatário da NF-e, onde caso for informado uma IE inexistente na SEFAZ irá apresentar a rejeição 260. Para evitar essa rejeição, é essencial garantir que a IE informada esteja correta e ativa na base de dados da SEFAZ.

Regra de validação da SEFAZ

Como Resolver

Para resolver a rejeição 260, é necessário verificar e corrigir a IE do destinatário na NF-e. Abaixo estão os passos detalhados para solucionar o problema:

  1. Verifique a IE do Destinatário:

    • Confirme com o destinatário se a Inscrição Estadual informada está correta.
    • Verifique se a IE está ativa e válida na base de dados da SEFAZ do estado correspondente.
  2. Corrija Erros de Digitação:

    • Verifique se houve algum erro de digitação ao informar a IE. Certifique-se de que todos os dígitos e o formato da IE estão corretos.
  3. Consulta de Validação:

    • Utilize os serviços de consulta de IE disponíveis no site da SEFAZ do estado do destinatário para validar a Inscrição Estadual. Para validar basta acessar o SINTEGRA
    • Após validar e corrigir a IE do destinatário, basta reenviar o documento.

Referencia

  • Manual de Orientação ao Contribuinte (v. 6.00) - http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=ndIjl+iEFdE=