225 - Rejeição: Falha no Schema XML do CT-e

Entenda a causa e como Resolver a Rejeição 225 - Falha no Schema XML do CT-e

Causa

A Rejeição 215 ocorre quando o arquivo XML do CT-e não está em conformidade com o "schema XML" estabelecido pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). O schema XML consiste em um conjunto de regras e estruturas que o arquivo XML precisa obedecer para ser considerado válido. Essas regras garantem que todas as informações estejam no formato correto, facilitando o processamento do documento pela SEFAZ sem erros.

Regra de Validação da SEFAZ

Como Resolver

Valide o XML Antes do Envio:

  • Indicamos a utilização do validador da SEFAZ para realizar a validação do XML referente ao CT-e  rejeitado, através do link.

Verifique os dados do CT-e:

  • Certifique-se de que os dados do CT-e estão corretamente preenchidos e válidos, verificando no emissor do CT-e e verificando se os campos que contem o asterisco indicando a obrigatoriedade do preenchimento ()
  • Para validar os dados do CT-e, basta identificar o documento rejeitado, em seguida sobrepor o mouse sobre o documento em seguida clicar em "Editar CTe Manual"

    Em seguida será exibida a tela com todos os dados do CT-e.

Validador XML:

  • Utilize o validador da SEFAZ para realizar a verificação do XML do documento rejeitado, acessado através do link.

  • Para ter acesso ao XML,  basta sobrepor o mouse sobre o documento rejeitado, em seguida na penúltima opção "Detalhes do Documento", em seguida selecione a aba "Eventos", após abrir a aba Eventos, basta identificar o evento "Envio CT-e Normal" e copiar todas as informações do XML enviado para a SEFAZ e utilizar o validador para realizar a verificação do XML.




Reemita o CT-e:

  • Após corrigir os erros, reemita o CT-e e envie novamente à SEFAZ.

Referencia

  • MOC CTe 4.00 - https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Cte/Documentos#